Franquia Internacional aposta na “Coopetição” para se fortalecer no mercado Redação 21 de novembro de 2016 Cultura, Notícias 147 A cooperação entre concorrentes é uma opção para as empresas hoje sobreviverem a crise econômica e ainda se fortalecerem no mercado Para quem anda pensando em fortalecer o seu negócio por meio de novas parcerias, que não sejam necessariamente sociedades, eis a questão: é possível que duas ou mais empresas concorrentes trabalhem em cooperação e sigam sendo competidoras? Esse novo conceito, que desafia a visão clássica do mundo dos negócios, não só é possível como já é uma realidade, e tem nome. Você já ouviu falar em Coopetição? É isso mesmo que parece: a junção das palavras “competição” e “cooperação”. Com a crise econômica que estagnou em nosso país e as variadas concorrências que existem hoje no mercado, as dificuldades que as pequenas e médias empresas enfrentam para sobreviver e principalmente crescer aumentaram consideravelmente. E a forma mais eficaz de passar por esses momentos e ainda conseguir se potencializar e continuar nesse grande marcado, é somando esforços e talentos. O que chamamos de Coopetição. O termo nada mais é que a parceria entre dois ou mais concorrentes que se aliam para se fortalecer. Neste sentido, em algum momento do processo competitivo, concorrentes podem unir-se para obter forças, descobrir uma nova maneira de reduzir custos, acrescentar diferenciais a seu produto e até mesmo aumentar sua área de atuação. Vantagens competitivas que sozinhos não conseguiriam. Um exemplo bem claro é quando diferentes profissionais de um mesmo segmento se juntam para aperfeiçoar conhecimentos que mais pra frente refletirá diretamente no resultado de seus trabalhos individuais, como é feito constantemente pela franquia imobiliária RE/MAX Minas Gerais, que durante o ano realiza diversos eventos abertos ao mercado imobiliário geral visando apenas o conhecimento e a interação com os demais profissionais. Daiana Sampaio, executiva de marketing regional da franquia, explica a importância dessas práticas de cooperação entre concorrentes nos eventos produzidos pela empresa. “A RE/MAX está muito focada na parceria, e esse é um dos diferenciais da marca. Nós queremos sempre trazer pessoas para se aproximarem da nossa empresa, assim realizamos com frequência eventos aqui na nossa sede que são abertos ao mercado, pois a nossa intenção é nos apresentarmos a eles. Queremos cada vez mais estreitar esses laços, e recebemos essas pessoas justamente para elas conheçam os nossos corretores e serviços e possivelmente quando precisarem saber que podem nos contatar. E assim também nós, sempre que necessário gostamos de ter essa abertura para também poder contar com os parceiros”, afirma Daiana. Aquela competição que a gente conhece em que a concorrência olha de cara feia para a outra está com os dias contados. O que se vê é cada vez mais empresários dialogando com seus concorrentes e criando novas parcerias. O último evento realizado pela RE/MAX reuniu cerca de 70 profissionais que discutiram e tiraram dúvidas sobre as novas regras do financiamento imobiliário com dois especialistas da área. Mais de 50% do público presente era de fora, e não fazia parte do time de corretores e franqueados da marca. Nesta semana, nos dias 22 à 24 de novembro, a RE/MAX abrirá as portas da sua sede para compartilhar conhecimentos no “Curso de Iniciação a REMAX”, um programa de treinamento que abrange os assuntos mais importantes da área imobiliária e revela como a metodologia da empresa tem sido sucesso em mais de 100 países. O curso que acontece na Universidade RE/MAX (Rua Alexandre Barbosa, 114, São José (Pampulha), Belo Horizonte) é exclusivo para franqueados e corretores associados, mas nessa edição foram abertas algumas oportunidades a pessoas de fora interessadas em tronar seu negócio ou sua carreia bem sucedida e rentável, um ótimo exemplo de “coopetição”. Além dos eventos produzidos que refletem bem a linha desse conceito, a RE/MAX também leva essas práticas de cooperação para dentro da empresa, na sua forma de gestão e trabalho entre os brokers e corretores. Conheça a RE/MAX A RE/MAX é a maior marca de franquias imobiliárias em número de transações do mundo, com mais de 7 mil unidades e mais de 106 mil corretores associados ao redor do globo. A companhia abriu o seu capital na Bolsa de Nova York (EUA) em 2012, e vivencia uma excelente fase de franca expansão. O direcionamento da RE/MAX está presente no lema: “todos ganham”, uma máxima que tem permitido a sua liderança, conquista e reconhecimento do mercado. Com esse conceito, a RE/MAX revolucionou o mercado imobiliário. Este sistema permite recrutar e reter os melhores profissionais do mercado, ter equipes motivadas e produtivas, diminuir a rotatividade dos corretores e prestar o melhor serviço aos clientes. Serviço: Curso de Iniciação à RE/MAX Data: De 22 a 24 de novembro Local: Universidade RE/MAX Minas Gerais – Rua Alexandre Barbosa, 114, São José (Pampulha), Belo Horizonte, MG. Investimento: R$500 (quinhentos reais) – O valor pode ser parcelado em até 3x no cartão de crédito Inscrição: treinamentomg@remax.com.br Realização: RE/MAX Minas Gerais comentários