A valorização do metro quadrado das cidades portuguesas e a possibilidade de cidadania local tem chamado atenção de compradores brasileiros e deixado o país no topo da lista de mercado para investimento

A instabilidade econômica e as incertezas políticas do Brasil, aliadas às excelentes condições de crédito, estão fazendo com que muitos brasileiros invistam no mercado imobiliário do exterior. Nalguns países, entre os quais Portugal, os preços atrativos das casas e apartamentos  entraram no radar de quem busca uma casa para chamar de sua fora do país. Com isso, a possibilidade de ser tornar um cidadão europeu põe Portugal no topo da lista do mercado que mais tem chamado atenção de potenciais investidores.

Nos últimos anos, a compra de imóveis por brasileiros do outro lado do Atlântico disparou, levando o Brasil ao primeiro lugar entre os países de fora da União Europeia em volume de investimento nesse setor em Portugal. De acordo com dados divulgados pela Apemip – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal, no ano passado, os brasileiros ultrapassaram os chineses no número de imóveis adquiridos no país, ficando atrás apenas dos investidores britânicos e franceses. Oficialmente, os brasileiros são responsáveis por 10% do investimento estrangeiro no setor imobiliário português, enquanto os britânicos somam 19% e os franceses correspondem a 25%.

“Não há dúvida de que os investidores brasileiros estão a encaminhar seus investimentos para Portugal, nos últimos anos principalmente temos percebido um enorme potencial brasileiro para o nosso imobiliário” afirma Pedro Pote, broker da RE/MAX Capital SIIMGROUP, em Lisboa. O aumento desse interesse no país, exatamente no momento em que as dificuldades se acentuaram no Brasil, não é coincidência. Mesmo com a leve melhora do mercado em 2017 e 2018, Pote explica que por trás dessa tendência estão a estabilidade do euro e o baixo custo de um imóvel em Portugal, em comparação a outros países europeus. Ou seja, além de investirem, essas pessoas ainda protegem o património da desvalorização do real.

Além da facilidade com a língua, vantagens tributárias e inflação próxima a zero, outro ponto que tem chamado a atenção dos brasileiros para comprar imóvel no exterior é o caminho mais rápido e fácil para conquistar a cidadania local. Pois, em Portugal, por exemplo, quem investe R$500 mil euros em imóveis, pode solicitar um Golden Visa, ou seja, um visto provisório, que dá ao investidor o direito de viver em qualquer país da União Europeia. E após cinco anos, é possível transformar esse visto em cidadania portuguesa.  “Existem duas motivações diferentes que têm levado os brasileiros a comprarem em Portugal, a primeira é o investimento puro e simples mesmo, em que o comprador continua a viver no Brasil, mas quer diversificar seu patrimônio e conseguir uma renda no exterior. Em contrapartida, também existem o segundo tipo, que são aqueles que querem deixar o país para viver na Europa”, explica Pedro Pote, que lida diariamente com essa demanda brasileira, já que além de administrar a RE/MAX SIIMGROUP, em Lisboa, é administrador da RE/MAX em Minas Gerais em parceria com a executiva Camila Bernardes.

Para discutir as vantagens de investir em Portugal e apresentar ao público as possibilidades de desenvolvimento, segurança, encantos e qualidade de vida que o país oferece para atrair milhares de turistas o ano inteiro, a regional mineira da maior franquia imobiliária do mundo, RE/MAX, se uniu à Câmara Portuguesa de Minas Gerais para a realização do “Portugal: um mar de oportunidades”. Aberto ao público, o evento acontece no dia 12 de julho, na Orbi Conecta (Av. Pres. Antônio Carlos, 681 – Lagoinha, Belo Horizonte – MG), de 17h às 21h, e contará com palestras, consultorias e muito networking para os interessados em fazer investimento no país. O palestrante Paulo Caiado, administrador do SIIMGROUP, um grupo de franquias RE/MAX com 5 unidades em Portugal e 11 unidades em Minas Gerais que atendem todo o estado, conversará sobre as pontes de negociações do Brasil com o país.

As vagas são limitadas, por isso, para garantir espaço no evento basta confirmar presença através do telefone (31) 3213-1557, ou se inscrever gratuitamente através do sitewww.camaraportuguesamg.com.br.

Conheça a RE/MAX

A RE/MAX é uma franquia americana que ganhou notoriedade mundial e está no mercado há 45 anos – completos em 30 de janeiro de 2018. No Brasil a marca chegou em 2009, em Minas Gerais há aproximadamente seis anos, mas hoje a franquia já alcançou mais de 105 países ao redor do mundo, se fazendo presente em todos os continentes, com mais de cento e dezesseis mil corretores em mais de sete mil e quinhentas unidades franqueadas.

O direcionamento da RE/MAX está presente no lema: “todos ganham”, uma máxima que tem permitido a sua liderança, conquista e reconhecimento do mercado. Com esse conceito, a RE/MAX revolucionou o mercado imobiliário. Este sistema permite recrutar e reter os melhores profissionais do mercado, ter equipes motivadas e produtivas, diminuir a rotatividade dos corretores e prestar o melhor serviço aos clientes.

Mais informações: www.remax.com.br/mg


comentários