Polícia Militar recolheu quase 400 aparelhos em desuso em hospitais privados e eles serão utilizados durante a pandemia

Um dos principais desafios envolvendo a pandemia do novo coronavírus, além da questão do isolamento social, é a disponibilidade de respiradores mecânicos nos hospitais e locais de atendimento. Para ajudar nessa questão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou um mapeamento e identificou quase 400 aparelhos parados. Depois disso, a Polícia Militar de Minas Gerais realizou o recolhimento em 290 hospitais para que os aparelhos possam ser consertados e colocados à disposição dos pacientes durante a crise. Os ventiladores pulmonares estão sendo consertados pela Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Acellor Mital e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Agora, a Medical Hosp chega para unir forças nesse mutirão solidário.

“Disponibilizamos nossa equipe dentro do Senai e também na  Fiat  com o objetivo de auxiliar na restauração desses aparelhos. Temos expertise técnica na área de ventilação mecânica e podemos contribuir para acelerar a velocidade dos consertos e ajudar a salvar mais vidas. O trabalho é totalmente voluntário e não será cobrado nenhum tipo de mão de obra. Acredito que o momento pede união dos setores público e privado para a resolução do problema”, diz José Hilton, sócio e diretor da Medical Hosp.

Segundo ele, a ação vem sendo bastante satisfatória. “Nossa equipe técnica conseguiu avaliar  mais de 100 ventiladores pulmonares e consertar mais de 60 deles. Os demais ainda estão aguardando peças. Também é importante reforçar que  todos os ventiladores pulmonares liberados pela Medical Hosp seguem as normas vigentes para garantir mais segurança aos pacientes“, afirma Diego Sathler sócio e diretor técnico da empresa.

De acordo com Diego, os aparelhos têm um custo alto de aquisição, o que afeta diretamente a sua oferta nas unidades de saúde. “Por isso, a manutenção de respiradores mecânicos pode ser uma estratégia mais eficaz”, explica.

Segundo José Hilton, a demanda pela venda e conserto de respiradores aumentou muito de algumas semanas para cá. “A importância dos respiradores neste momento é fundamental. Em muitos casos, como o de pessoas idosas que já têm algum tipo de dificuldade para respirar, o aparelho vai ser essencial para aumentar as chances de sobrevivência do paciente”, finaliza.

Sobre

Fundada em 2001, a Medical Hosp é uma empresa especializada na manutenção, locação e comercialização de equipamentos médicos e hospitalares nacionais e importados.


atualizado em 22/04/2020 - 16:05

comentários